JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

domingo, 12 de julho de 2020

Os novos inquisidores


Os novos inquisidores estão trabalhando para que filmes, livros, séries e desenhos animados sejam revistos sob a luz de SUA visão "correta" de mundo e sejam retirados de plataformas de streaming. Como por exemplo, o clássico "E o vento levou", que foi acusado de conter mensagens racistas. Puro julgamento tardio, superficial e anacrônico.

Talvez a solução para os militantes de esquerda, progressistas, politicamente corretos seja a criação de um setor governamental que analise as obras de arte, música e filmes antes de estes serem divulgados para o público. Tipo a Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP), orgão governamental da época dos governos militares brasileiros. Ou do período da Ditadura, como preferir.

Ironias necessárias à parte, um dos problemas no estudo da História é quando toda a complexidade e contradições dos acontecimentos são analisados apenas por um viés marxista, de luta de classes, opressores versus oprimidos. Que hoje culminou nesse fervor por supostas e geralmente exageradas "reparações históricas". É por isso que a História se encontra tão estacionada nas mesmas questões enfadonhas.

Eu não quero ser obrigado a assistir uma análise de algum "especialista" antes de ver um filme! Quem e à serviço de quais ideologias essas contextualizações serão feitas? É um vício da esquerda ainda acreditar que sejam os guias intelectuais das sociedades.

Por esse enfoque, apagam-se os personagens históricos em toda sua tridimensionalidade, em todas as suas nuances e pontos de vista. E sobressaem somente as limitadas análises que simplificam a História em uma enfadonha luta do "bem contra o mal". Onde mesmo os personagens vistos como o bem, os injustiçados, uma grande parcela dos sujeitos históricos são vistos como uma massa oprimida, coitados que precisam ser salvos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário