JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Beyoncé e Jay Z. "APESHIT". Ostentação e culto pessoal disfarçada de crítica social

A superestimada artisticamente Beyoncé e seu marido rapper produtor musical milionário Jay-Z gravaram mais uma canção juntos. O videoclip de "Apeshit" chamou atenção porque foi gravado no Museu do Louvre em 2018. Penso que se fosse hoje o vídeo seria diferente, pois ao invés de termos as dançarinas performando no museu, talvez tivéssemos cenas de pessoas destruindo as estátuas e obras de arte. Mas, vamos a análise da peça audiovisual.


No vídeo vemos o casal de artistas negros, talvez mais ricos e famosos da atualidade gravando um vídeo no Louvre, de costas para todas as obras e declamando uma "letra" sobre o seu poder social e monetário. A letra NÃO aborda uma questão ampla, mas se configura em um desabafo/provocação e exaltação pessoal de ambos. O video sim, tem a pretensão de fazer uma provocação

Vejo muitos youtubers analisando e elogiando a "lacração", o teor supostamente revolucionário do vídeo, a denúncia sobre uma suposta invisibilidade do negro nas artes (O que acho uma crítica exagerada, se formos pensar sobre a atualidade), sobre o roubo de artes dos outros povos perpetrado pelos brancos europeus malvados e sobre a predominância da representação do branco europeu nas artes europeias.

O motivo é meio óbvio, não é? As obras de arte, os artistas, seus estilos e intencionalidades representam seus tempos históricos. Reportagens da BBC pretensiosas com um tom falso de "denúncia" têm falado sobre as poucas representações de pessoas negras e sobre o embranquecimento de figuras mitológicas negras em pinturas europeias. Isso é igual cobrar figuras brancas na arte oriental e africana.


Acho muito engraçado o casal que figura sempre nas listas dos mais ricos do show business e que só lançam músicas e vídeos vomitando ostentação e sucesso monetário, ressaltando os piores e mais desprezíveis efeitos colaterais do capitalismo, continuarem insistindo nesse discurso de oprimido falso e faturando milhões com essa militância oportunista. O culto à personalidade de profissionais do entretenimento chegou à níveis alarmantes.

As pessoas no geral "analisam" a História da Humanidade de maneira simplista, reducionista, maniqueísta. Nunca somos totalmente imparciais, mas aliado à isso, os novos "filósofos" digitais recheiam suas opiniões banais e conclusões com ressentimentos, anacronismos e a velha visão de mundo marxista que simplifica todos os complexos e instigantes rumos dos homens na "verdade absoluta": opressores versus oprimidos.

É óbvio que qualquer tipo de arte bem feita deve ser valorizada e que o mainstream cultural europeu e estadunidense era/é um território organizado e ocupado por "brancos". (O que também, depende, pois se formos pensar na indústria cinematográfica hollywoodiana, saibam que é uma área organizada por judeus). Mas também é um exagero afirmar que os artistas negros não tiveram seu espaço, seja nos Estados Unidos ou no Brasil, por exemplo.



O Hip Hop chega ao mainstream

Se podemos usar o conceito "cultura negra" me parece que ela está mais na moda do que nunca, apesar dos artistas negros do passado, na minha opinião, serem bem melhores e mais relevantes que esses rappers e cantoras pops atuais. Por uma série de fatores, tecnológicos inclusive, os artistas e profissionais do entretenimento da contemporaneidade, são amplamente divulgados, massificados. Principalmente os provenientes dos Estados Unidos.

Os artistas atuais e a permanência do Hip Hop como gênero musical mais lucrativo e influente da atualidade não têm a ver necessariamente com uma questão de qualidade. Mas primeiramente com uma escolha mercadológica, que já sofria com a perda de popularidade do rock e da música pop no final dos anos 1990 (representada com as boy bands).

Os produtores sentindo o crescimento do Hip Hop começaram gradativamente a trazê-lo para o mainstream, colocando participações de rappers em canções de cantoras como Mariah Carey. Bandas como R.E.M já haviam flertado com o rap em "Radio Song" e Michael Jackson fez parcerias com rappers em algumas canções dos álbuns Dangerous (1991), History (1995) e Invincible (2001).

Nos anos 2000 em diante, a MTV, canal de TV que orientava o comportamento do jovem, passou a dedicar grande parte de sua programação ao Hip Hop. Naturalmente, o estilo passou por modificações se comparado com o tipo de som que era feito nos anos 1980.


Intencionalidades do Videoclip

O videoclip teve a intenção de fazer uma provocação, é óbvio. Mas será que foi o melhor caminho tomado? Na minha opinião, seria mais válido gravá-lo em um museu repleto de artes feitas por negros de várias partes do mundo. Isso se a intenção fosse realmente divulgar a arte feita por pessoas negras e enaltecer outras visões de mundo não eurocêntricas.

Mas não foi isso. Pois a intenção deste foi apenas exaltação pessoal do casal "artista", ostentação financeira, ode ao cafona, ao mal gosto, à péssima sonoridade e a propagação dessa terrível estética atual do mercado industrial fonográfico. E mesmo com uma mensagem aqui e ali, uma releitura de um quadro feito por uma artista negra acolá, as imagens e mensagens fortes são a declaração de poder do casal, com a desculpa de que podem inspirar outros a conseguirem o mesmo.

Bem, sinto dizer, antes desses dois, uma extensa lista de artistas negros já haviam conseguido a fama, o estrelato, o respeito da crítica e principalmente, relevância cultural e a imortalidade de suas canções. Algo que talvez Beyoncé e principalmente Jay-Z nunca consigam.





BONUS TRACKS:

Letra da canção traduzida:

Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah
Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah
Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah
Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah  (obs. retirei alguns yeah, yeah, yeah, ok?)

[Beyoncé e Quavo]

Pego meu dinheiro rápido e vazo (rápido, rápido, vazo)
Veloz como uma Lamborghini
Estou saindo do palco, vadia (saindo, saindo, ei, ei)É melhor a plateia aproveitar (plateia indo à loucura, ei)
Não acredito que conseguimos (isso é o que conseguimos, conseguimos)
É por isso que somos gratos (por isso somos gratos, gratos)
Não acredito que conseguimos (é um ponto de vista diferente)
Você já viu uma plateia ir à loucura? Rah!

Me dê meu dinheiro
Dê um pouco de respeito ao meu dinheiro
Ou me pague em equidade, pague em equidade
Ou me veja inverter as coisas
Ele tem uma vadia má, vadia má

Nós vivemos esbanjando, esbanjando
Uso roupas caras, tenho hábitos caros
Ele quer ir comigo (ir comigo)
Ele gosta de fumar maconha (fumar maconha)
Ele quer estar comigo (estar comigo)
Ele quer me dar aquela vitamina D (D!)

Joias de diamantes, turnês exuberantes
Você não está nessa (não), não pense que eles estão nessa (não)
(Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah)
Comprei um jatinho pra ele

(Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah)
Fali a Colette
(Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah, yeah)
Relógios Phillippe Patek
(Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah, yeah)
Sai do meu pé (uh, ei)

Me passe a bola, me passe a bola, seja o melhor (bola)
Chamo minhas garotas e as coloco em uma espaçonave
Saia com a Yoncé uma noite e você ficará famoso (ei)
Você já viu um palco ir à loucura? Rah!

Pego meu dinheiro rápido e vazo (rápido, rápido, vazo)
Veloz como minha Lamborghini
Estou saindo do palco, vadia (saindo, saindo, ei, ei)
É melhor a plateia aproveitar (plateia indo à loucura, ei)
Não acredito que conseguimos (isso é o que conseguimos, conseguimos)
É por isso que somos gratos (por isso somos gratos, gratos)
Não acredito que conseguimos (é um ponto de vista diferente)
Você já viu uma plateia ir à loucura? Rah! (Offset)

[JAY-Z]
Eu sou um gorila na porra do galinheiro, já cheguei no zoológico
Eu sou uma mistura do Chief Keef com o Rafiki, quem é o Rei Leão pra você?
Fico de olho no meu bolso como uma canguru, fale pra esses palhaços que não estamos impressionados

Cartuchos lotados pra lidar com essa bagunça, 45º Presidente dos Estados Unidos, temos mudanças pra você
Chegamos escoltados
Temos aviões presidenciais também
É melhor você ficar com o residencial
Invencível com o taco também
Eu disse não ao Superbowl

Vocês precisam de mim, eu não preciso de vocês
Todas as noites chegamos no limite
Diga à NFL que estamos nos estádios também
A noite passada foi uma loucura, nos jogamos em uma piscina de pessoas
Atravessei Liverpool como a porra de um Beatle
Fumando maconha Gorilla Glue como se fosse lícito
Mande o Grammy se foder com essa merda de 8 nomeações e 0 vitórias
Você já viu uma plateia ir à loucura? Rah!

[Beyoncé e Quavo]

Pego meu dinheiro rápido e vazo (rápido, rápido, vazo)
Veloz como minha Lamborghini
Estou saindo do palco, vadia (saindo, saindo, ei, ei)
É melhor a plateia aproveitar (plateia indo à loucura, ei)
Não acredito que conseguimos (isso é o que conseguimos, conseguimos)
É por isso que somos gratos (por isso somos gratos, gratos)
Não acredito que conseguimos (é um ponto de vista diferente)
Você já viu uma plateia ir à loucura? Rah!

[Beyoncé e JAY-Z

Críticos em perigo (somos perigosos)
Várias gangues (gangues)
35 correntes (correntes, correntes)
Eu não dou a mínima para a fama (não)
Jatinhos G8 (woo!)
Roupas Alexander Wang
Ela é uma vadia que você chama de sua (woo!)

Vocês não podem dominar meu reino (qual é, qual é, qual é)
Arrasando, estou arrasando, minhas amigas estão arrasando
Falamos com o traficante e pegamos tudo (pegamos tudo)
Tomando minha bebida preferida (bebida)
Fiquei tão bêbada que preciso de um Tylenol (Tylenol)
Eu liberto todo o meu povo (liberto todos)
Entro no carro, quero ver as estrelas (woo!)

Uh! Me livrando dos mísseis, enganando minhas inibições (yeah)
Paguei 250 mil no relógio Richard Mille, é, é, morando no campo (morando no)
Meu corpo faz o Jay-Z se ajoelhar
Cara, minha mãe é fiel, meu verdadeiro escudo (escudo)
Olhe minhas jóias, sou letal (letal)
Esses diamantes que uso são transparentes (transparentes)
Sou marciana, eles querem ser iguais a mim (iguais)
Estou cheia dos M's, como as roupas de Evisu

Me dê a pata, me passe a bola, seja o melhor (ela foi ao delírio)
Chamo minhas garotas e as coloco em uma espaçonave
Saia com a Yoncé uma noite e você ficará famoso (ei)
Você já viu uma plateia ir à loucura? Rah!

Beyoncé e Quavo]

Pego meu dinheiro rápido e vazo (rápido, rápido, vazo)
Veloz como uma Lamborghini (skrrt, skrrt, skrrt)
Estou saindo do palco, vadia (saindo, saindo, ei, ei)
É melhor a plateia aproveitar (plateia indo à loucura, ei)
Não acredito que conseguimos (não acredito que conseguimos) (isso é o que conseguimos, conseguimos)
É por isso que somos gratos (por isso somos gratos, gratos)
Não acredito que conseguimos (é um ponto de vista diferente) (conseguimos!)
Você já viu uma plateia ir à loucura? Rah!

Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah
(Rápido e vazo) yeah, yeah, yeah, yeah, yeah, yeah
Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah
Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah, yeah"




Ufa! que tortura!



‘APESHIT’: o clipe cheio de significados de Beyoncé e Jay-Z

https://casavogue.globo.com/Colunas/Arte-do-Cinema/noticia/2018/06/apeshit-o-clipe-cheio-de-significados-de-beyonce-e-jay-z.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário