JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

quinta-feira, 23 de julho de 2020

"A vantagem de ser um extremista" por John Cleese

                       

"A grande coisa sobre ter inimigos é que você pode fingir que toda maldade do mundo está em seus inimigos. E toda bondade está em você! Tentador não é? Então, se você sente muita raiva e ressentimento e portanto gosta de maltratar as pessoas você pode fingir que só faz isso porque seus inimigos são pessoas muito más.

E se não fosse por elas você seria naturalmente bom, educado e racional o tempo todo. Então, se você quiser se sentir bem torne-se um extremista! Agora você tem uma escolha. Se você se juntar à esquerda radical, eles vão ter fornecer sua lista oficial de inimigos: Quase todos os tipos de autoridade, especialmente a polícia, a cidade, americanos, juízes, corporações multinacionais, indústria de peles, donos de jornais, generais, traidores da classe. E, é claro, moderados.

Ou, se você preferir ser um extremista da direita radical, tudo bem, não tem problema. Você ainda terá uma lista adorável de inimigos, só que diferente: Minorias barulhentas, Sindicatos, Rússia, esquisitos, manifestantes, parasitas do governo, clero intrometido, pacifistas, grevistas, assistentes sociais, comunistas e, é claro, os moderados.
Agora, uma vez que você está armado com essa super lista de inimigos você pode ser tão desagradável quanto quiser e ainda sentir que seu comportamento é moralmente justificável. Então você pode maltratar as pessoas e ainda se sentir um campeão da verdade! E não o esquisito paranoico e bastante triste que você realmente é.

Porque atacar nossos inimigos sempre faz nos sentirmos bem e dispostos. A única desvantagem do extremismo é que ele nunca vai resolver problemas. Mas resolver problemas é uma chatice comparado com a brilhante vitória de esmagar o capitalismo, destruir o socialismo e realmente sentir-se bem. Resolver problemas envolve coisas frustantes como ouvir pessoas com diferentes pontos de vista e aprender com isso."
John Cleese

Nenhum comentário:

Postar um comentário