JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Mulheres negras de mitologia retratadas como brancas por artistas. Análise da "denúncia".


Essa BBC News é interessante, mas tenho percebido umas matérias como essa, com um tom bem tendencioso. Uma suposta tentativa de "denúncia", mas que não tem peso de discussão histórica nenhuma. Certa vez vi um post que "denunciava" as poucas representações de pessoas negras em pinturas europeias. Isso é igual cobrar figuras brancas na arte oriental e africana.
Sobre os exemplos de embranquecimento de figuras mitológicas, como Andrômeda, que a reportagem se refere, são casos específicos e na minha opinião, mal explicados na matéria. Mas que já causam discussões passionais e cheias de verdades absolutas e simplificações em grupos de historiadores.

Qual o próximo passo então? Cancelarem e destruírem as obras de arte renascentistas? E se foi assim, agora temos vários personagens clássicos de quadrinhos e cinema, originalmente brancos ou figuras históricas brancas sendo reinventadas e/ou interpretadas por negros. Então, deu empate cultural histórico. As pessoas cometem anacronismos com frequência, mas isso é algo terrível se feito por historiadores.

As obras de arte, os artistas, seus estilos e intencionalidades representam seus tempos históricos. E devem ser analisados tendo em vista o contexto histórico. Essas questões raciais e de reparações históricas são os assuntos com os quais os historiadores, jornalistas, políticos e artistas mais discutem na atualidade. Meu incômodo é quando o debate é realizado pautado por ressentimentos, falsificações históricas, censura e rótulos depreciativos para com o outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário