JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Obsolescência programada e o risco de perda de informação pelo desenvolvimento tecnológico


No mundo contemporâneo todos os meios de comunicação, os processos burocráticos estatais, as pesquisas acadêmicas,  matérias jornalísticas e atividades de perfis em redes sociais produzem uma avalanche de informações. 

A sociedade como um todo encontra-se abarrotada com o excesso de informações e parece ter perdido o controle sobre esse processo de criação e armazenamento ininterrupto. Na medida em que, a quantidade de dados criados em formatos digitais atualmente é algo incomensurável.

O mundo capitalista empresarial exige a constante reciclagem dos profissionais que almejam manter-se em uma posição favorável ou no mínimo, confortável no mercado competitivo. Essa atualização curricular ininterrupta se traduz em uma corrida contra o tempo onde o profissional tenta estar sempre um passo à frente de seus pares. 

Caso se abstenha dessa gincana neurótica, esse profissional pode se tornar obsoleto e como consequência ser rapidamente substituído. Cruel, mas verdadeiro. No entanto, ainda é possível para o homem adaptar-se à novas realidades e mudanças de paradigma, ao contrário de sua criações tecnológicas.

A obsolescência é a característica de um produto que perde sua utilidade primordial em decorrência do surgimento de outro mais avançado. Possivelmente uma das questões mais interessantes e emergenciais do contexto histórico atual sejam os riscos de perda do bem mais valioso de todos os tempos, a informação. 

No caso em questão, a informação armazenada nos documentos em formato eletrônico. Concorda-se com Kátia P. Thomaz quando ela afirma que: "Esse grande volume de informação digital, produzida nos dias atuais em praticamente todas as áreas da atividade humana e projetada para acesso através de computador poderá ser completamente perdido a menos que técnica e políticas sejam desenvolvidas para conservá-lo".

Os arquivistas, por tradição, concentraram-se muito tempo no tratamento de grandes massas documentais acumuladas enquanto que os arquivos correntes ficaram em segundo plano. Ultimamente a necessidade da gestão de documentos no arquivo corrente é uma visão unanimidade da classe, porém as massas documentais continuam crescendo juntamente com a criação diária de documentação em meio eletrônico.

Into the Future


O curta-metragem Into the Future: On the Preservation of Knowledge in the Electronic Age (Entrando no Futuro: A preservação do conhecimento na era eletrônica)  de Terry Sanders é um alerta para o perigo da perda de informação armazenada em formato digital. O filme apresenta a ideia da existência de mundos digitais povoados por um universo de informações.

Os discos, memória e formato dos dados mudam com o passar dos anos. Em determinados casos, com o passar dos meses. A informação em textos digitais são produzidas continuamente e ainda não ocorrem políticas eficientes de preservação e armazenamento. Nesse contexto, as rápidas mudanças tecnológicas complicam ainda mais o processo.

A Humanidade produz e acumula grande quantidade de dados. As informações são produzidas em uma velocidade tão grande que, de acordo com o exposto no filme, não há tempo suficiente, energia e recursos financeiros que garantam que a informação seja convertida para novas mídias. Ou seja, novos formatos de tecnologia surgem e os dados não são convertidos em tempo hábil antes que os suportes antigos se tornem obsoletos.

Medidas preventivas

Deve-se sempre pensar nas precauções quanto à preservação. Como também não pode-se deixar de lado as políticas e medidas para a preservação das informações digitais. Muito material artístico e acadêmico é criado atualmente eletronicamente e simplesmente não existe em papel. 

Corre-se o risco de tudo se perder devido ao processo ''natural'' de obsolescência tecnológica. Profissionais que trabalham com mídias eletrônicas reconhecem o caráter efêmero de suas tecnologias e afirmam categoricamente que dentro de alguns anos tipos de livros eletrônicos produzidos na atualidade não estarão disponíveis.


A queda das máquinas

A obsolescência das máquinas é um risco inerente para a perda total das informações. Por tudo isso, pesquisas interdisciplinares se fazem necessárias com o objetivo de se desenvolver políticas e tecnologias para preservação da informação seja no suporte físico e digital. 

Rosely C. Rondinelli trabalhou com as relações entre a Arquivologia, a computação e a diplomática pautando seu estudo na defesa da interdisciplinaridade das 3 ciências na questão do documento eletrônico.

Nos Governos democráticos, a preservação, transparência e o acesso das informações contidas nos Arquivos são as formas do Estado prestar contas ao seu povo. O filósofo Immanuel Kant acreditava que a natureza humana estaria sempre inclinada para o avanço. 

Kant afirmava que "Uma época não pode se aliar e conjurar para colocar a seguinte em um estado em que se torne impossível para esta ampliar seus conhecimentos, purificar-se dos erros e avançar mais no caminho do esclarecimento (Aufklürung)".  

Por isso, todo tipo de informação seja em qual suporte estiver, necessita ser preservada para continuar constituindo o patrimônio e herança cultural de todas sociedades.


BONUS TRACKS:

Com alerta sobre perda de dados digitais, pai da internet fomenta dúvida sobre o futuro da informação

http://preservacaodigital03.blogspot.com/2013/01/motivacao-por-que-pensar-em-preservacao.html

Análise do filme INTO THE FUTURE. O Risco da perda de informação em formato digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário