JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

domingo, 12 de julho de 2020

Destruam as estátuas dos vilões do passado, mas construam hospícios para os surtados do presente!



Todas as criações, atitudes e pensamentos humanos são consequências diretas do contexto histórico. Analisando esses movimentos sociais que se propõe a fazer reparações históricas, temos que pensar que se permitirmos que uma ou duas estátuas sejam destruídas, isso fatalmente vai gerar uma reação em cadeia e sempre surgirão argumentos para que mais e mais coisas sejam destruídas, censuradas, canceladas. 

E convenhamos, quem são essas pessoas para afirmar o que deve ou não ser cancelado e proibido? 

Pra começar, quem pode julgar totalmente quem é bom ou mal? Uma pessoa é totalmente má? São questões complexas impossíveis de serem discutidas de maneira leviana. Mas o mais importante é o seguinte: Esse furor "revolucionário" de destruição, "reparação" do passado vai estar nas mãos de um bando de gente passional, raivosa e com tochas na mão?

Leio opiniões e atitudes que beiram o fanatismo. Não vou apoiar que esse tipo de pessoa decida o que é certo ou errado. É claro que entendo que, muito do que se escreve na internet é potencializado e exagerado, pois as pessoas não têm mais freios e total consciência do que defendem.
O que eu quero dizer é que se permitirmos que hoje estátuas e monumentos sejam destruídos, quem garante o que não será depois? Ou você realmente acha que as coisas parariam com a remoção de estátuas? Tem petição pra se destruir prédios, monumentos, retirada e censura de filmes, etc

É possível ter empatia, lutar por uma sociedade sem racismo e preconceito. E ao mesmo tempo, preservar a História em todos os seus aspectos. E sinceramente, quem está sofrendo e se revoltando tanto por causa de estátuas precisa de um tratamento.


Não deixem decisões que podem interferir no seu destino apenas nas mãos de outros. Em uma sociedade democrática todos os cidadãos podem e devem opinar, sobre qualquer assunto. Existem pessoas bem intencionadas que acabam sendo influenciadas por algum aspecto de justiça que esses discursos parecem defender, mas é preciso cuidado ao sair apoiando certas ideias. Algumas parecem justas, mas podem abrir brechas para outros tipos de opressão e problemas.

Você que me lê, cuidado para não deixar seu destino nas mãos de outras pessoas. Em uma sociedade democrática todas as pessoas têm direito a se expressar e opinar sobre qualquer assunto. O tal "lugar de fala", esse aparentemente novo conceito sociológico que está fazendo sucesso, deveria justamente indicar de onde vem a sua fala, até onde sua fala têm embasamentos teóricos e práticos, mas NÃO ser usado com o objetivo de calar sua fala, desvalorizar sua opinião.

Tentando ser um pouco otimista, talvez os surtados realmente estejam em menor número. É que esse tipo de gente possui a tendência a ser meio histérica e barulhenta. Até porque quem não concorda com toda essa barulheira está ocupado fazendo coisas fora da internet, do twitter, etc. A melhor maneira de combater isso é fazer o que eles mais detestam: apresentar argumentos sólidos e expor as contradições e hipocrisias. Sem esquecer da ironia, ridicularização e bom humor!
Uma das coisas que dá mais trabalho e se mostra quase uma perda de tempo é tentar dialogar com militantes. Mas é claro, é preciso tentar. No entanto, uma das melhores maneiras de atuar politicamente na sociedade hoje em dia é escrevendo, trocando ideias e lançando a sementinha da dúvida e do bom senso para seres humanos que estão fora das bolhas, vivendo suas vidas. E em se tratando de sala de aula... incentivar alunos a realmente pensar por si mesmos.

Tenho a impressão que de uns anos pra cá, algumas pessoas só querem o diploma para legitimar suas ideias absurdas. Não querendo defender uma visão elitista sobre a produção de conhecimento, mas creio ainda ser importante termos a mente aberta e lermos vários e diferentes livros. Vale lembrar que fazer faculdade e se formar em História é fácil. Qualquer militante consegue. Alguns demoram mais que o normal para se graduarem, mas não é impossível. Mereciam até umas estátuas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário