JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

sábado, 21 de setembro de 2024

Batman Day 2024 : Batman O Retorno 32 anos

 

Hoje, dia 21 de setembro está sendo celebrado o Batman Day. Em 2024 o icônico personagem comemora 85 anos! Gostaria de escrever um pouco sobre o Batman O Retorno, que está completando 32 longos anos. O filme foi a segunda obra de arte gótica de Tim Burton sobre os vilões do Batman (rs). Esse filme é muito bom,, apesar de ser uma super produção, e é fato que o Tim Burton trabalha melhor quando tem orçamentos menores.

O roteiro aparentemente não possui uma trama complexa como os filmes do herói dirigidos por Christopher Nolan, mas é interessante enquanto um conto de fadas sombrio, um mundo fantasioso retrô-futurista onde os personagens estão em conflito com seus alter-egos animalescos: o morcego, o gato e o pinguim. A tensão sexual, os desejos primais e a agressividade estão no ar a todo momento. 

 


 
O trio principal (Michael Keaton, Michele Pfeiffer e Danny DeVito) junto com Christopher Walken (o verdadeiro vilão do filme, metade empresário metade vampiro) é o ponto forte do filme. O Pinguim é o melhor trabalho do Danny De Vito. Não resta nenhum traço do ator no visual e nos trejeitos de sua criatura deformada. 

 



A tragédia do Pinguim é contada de maneira mais sombria que o esperado em um filme desse gênero, onde nos primeiros minutos do filme seus pais o arremessam ainda bebê num rio de Gotham. Já adulto, seu plano é sequestrar e afogar os primogênitos das famílias abastadas da cidade.


Selina kyle é uma secretária reprimida e frequentemente humilhada em um ambiente empresarial. É empurrada da janela pelo rico industrial Max Shreck (walken) ao descobrir esquemas fraudulentos. A cena é bem chocante. Existe um aspecto feminista forte e décadas antes de se tornar parte da agenda de Hollywood.


O ritual de "ressurreição" da personagem com os gatos no beco é perfeita, bem editada ao som da trilha sinistra de Danny Elfman.
Shreck transforma o Pinguim em uma celebridade instantânea e financia sua campanha para prefeito da cidade. Interessante e aterradora a ideia de grandes empresários controlando políticos! Ainda bem que isso não acontece no mundo real, não é mesmo? Que sorte que só ocorre no campo da ficção!

Bruce Wayne continua sendo um recluso antissocial que sai de noite vestido de morcego espancando criminosos e recebendo lambidas e cortes da Mulher-Gato. Ele é o Batman mais sociopata, mas em compensação o que menos destrói propriedade pública ao pilotar seu Batmóvel. Fica a dica, Christian Bale!

O que acham desse filme?


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário