JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Macacos Famosos

A expressão “nigger” é uma maneira pejorativa de se referir ao cidadão negro norte-americano. O equivalente nacional seria a palavra "crioulo", mas talvez nigger seja ainda mais grave. Com o tempo, os próprios ofendidos passaram a fazer uso do termo com o objetivo de criarem um novo significado. Dessa maneira, uma forma cruel de ofensa foi absorvida, assimilada para se transformar em demonstração de camaradagem.

O uso do termo por rappers e consequentemente pelas pessoas em suas comunidades foi uma tentativa de converter o insulto em auto expressão de orgulho racial. No entanto, NÃO significa que o uso do termo tenha deixado de refletir as relações de violência e conflitos entre brancos e negros e entre negros e negros nos Estados Unidos.

O fato dos afro-descendentes terem incluído a palavra em seu vocabulário não fez com que ela deixasse de ser usada também com a intenção original. Da mesma maneira ocorre com o termo bitch para se referir às mulheres.

É muito cedo para uma resposta, mas essa pretensiosa campanha “Somos todos Macacos” pode ou deve ser levada a sério como uma atitude legítima de transformar o insulto em forma de orgulho? Será uma eficaz atitude de conscientização ? Ou apenas mais uma moda passageira e escárnio para com as pessoas sérias e as que sofrem ataques e discriminações?  

Uma campanha publicitária organizada por um empresário que explora toda forma de miséria no piloto automático, empregado da Rede de Televisão nacional que mais veicula material tendencioso e mentiroso estaria realmente interessada em questões raciais? Em justiça social? Em educação? Eu... suspeito que não.

Estaria esse elenco de famosos, ricos, brancos legitimando sua vontade de chamar o próximo de macaco e ainda ganhando dinheiro e visibilidade com isso? As massas, tão dependentes, bovinas, fanáticas não percebem o quão ridículo é esse espetáculo circense? 

O pior reality show brasileiro é quando os famosos se posicionam politicamente. Não creio que todos os que aderiram à "campanha" sejam racistas ou tenham intenções ruins. A máquina da imbecilização se retroalimenta e quem trabalha com alienação se aliena também. Talvez nossos artistas não sejam racistas. São apenas alienados famosos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário