Indústria
cultural foi um termo criado há tempos atrás por um pensador alemão
chamado Theodor Adorno para criticar como as formas de cultura estavam
sendo produzidas industrialmente. A arte havia se tornado apenas mais
uma mercadoria, sem substância, originalidade e talvez sem relevância. Nesse
sentido, tudo era semelhante.
Dito isso, me incomoda bastante como a
indústria cultural dos Estados Unidos domina completamente o mercado
cultural do Brasil e de outros países do mundo. Em se tratando de
música, existem milhares de bandas e artistas (interessantes ou não) em
todos os países. Seja na Alemanha, Portugal, na Europa como um todo, no
Japão (com seus grupos de rock competentes), no continente africano e na
América Latina.
Mas
toda nossa mídia lacaia e controlada por grupos representantes dos
interesses estadunidenses nos inunda apenas com informações e vídeos de
celebridades norte-americanas. E nos impressionamos e ficamos
deslumbrados com pouco. Típico de quem não tem memória.
Desde a segunda metade da década de 90 com a nova safra de boy bands, a
música comercial entrou na sua pior fase. Sobrevivemos ao Hip Hop nos
anos 2000 amplamente divulgados pela MTV e atolamos atualmente com o
endeusamento exagerado e multimilionário das divas pop e do r&b. Toda
essa breguice norte-americana preenche todos os espaços possíveis.
Os
fantoches do entretenimento (a maioria eu me recuso a chamar de artista)
aparecem subitamente sendo lançados como gênios e visionários. Uma
mentira repetida mil vezes torna-se verdade. Para as pessoas só restam
os aplausos e o endeusamento, pois os meios de comunicação (e desinformação) inundam o mundo com todo tipo de notícia sobre as mesmas poucas pessoas. Alguém mais se incomoda com essa overdose?
Temos
liberdade de escolha, mas a mídia entrega de bandeja o que você tem que
"escolher". Para o grande público acomodado quase não há opção de escolha nesse fast food sonoro. O
problema não é a música pop, mas ser meramente industrial e
massificado. Porém, você pode procurar por conta própria outros artistas e desenvolver mais
sua sensibilidade auditiva. É possível! Pesquise no youtube, compre discos de vinil baratos em sebos, vá a shows de bandas que estão no underground.
O consolo é que as músicas desses profissionais do ramo do entretenimento, com algumas exceções, não vão sobreviver ao tempo. Mas é triste perceber que momentos de nossas vidas tiveram e terão como trilha sonora produtos tão comerciais, vazios, gravadas nas coxas. Premiações forçadas com espetáculos coreografadas, rebeldia enlatada e pretensa ousadia . Eles deram ao pop um nome ruim. E quem são eles?
Realmente... Mas... o que é isso? Peitossssssssss.........
ResponderExcluirNão consigo pensar direito......... ZZZZZZZZzzzzzzzzzz
Olha, Roger! Eu penso da mesma forma. Isso serve pra abrir mais os nossos olhos... To cansada das mesmas "cantoras" com os mesmos estilos e letras vazias. Muito bom o texto, vou compartilhar! 👏👏👏
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