Acho que um professor começa a influenciar seus alunos, politicamente falando, no ensino médio, em cursos e na universidade (nos cursos de humanas). Não concordo que salas de aula se tornem tentáculos de partidos políticos. Assim como defendo que todos os pontos de vista, ideologias, autores sejam estudados.
Existe um predomínio do pensamento de esquerda, progressista, nas Universidades. Mas não existe UMA Esquerda! E isso não é crime! Da mesma forma ocorre uma maior influência de ideologias da Direita no mundo empresarial, em igrejas evangélicas, nos cursos de exatas.
As pessoas têm que se informar melhor antes de darem suas opiniões. Não é errado ser de esquerda ou direita. São opções.
O errado é querer destruir seus adversários. E o ideal é que as pessoas sejam incentivadas a desenvolver sua capacidade de criticar, analisar a realidade social. Mas quando isso acontece e de repente quando um aluno começa a questionar certas coisas o professor é acusado de tê-lo doutrinado.
Porque na verdade para os poderosos não interessam cidadãos pensantes. Mas sim trabalhadores obedientes, ordeiros, consumistas, religiosos e mansos. Incentivar o questionamento não é doutrinar. Isso seria fazer com que o aluno concordasse com tudo o que o professor fala. Isso é moralmente questionável se ocorrer.
Ideologias são conjuntos de ideias que podem ou não influenciar a vida das pessoas. Toda ideologia pode ser usada para doutrinar e ser adotada como verdade absoluta. A religião, por exemplo. Não existe total imparcialidade na defesa de certos pontos de vista.
A democracia é um sistema político que deve garantir a liberdade de expressão das pessoas defenderem suas ideologias! Desde que não se defenda a destruição de outras pessoas. Devemos ser intolerantes apenas com a intolerância.
Estudar, ensinar, conversar sobre diferentes ideologias (e religiões, por exemplo) faz parte de um processo educacional saudável, que não está limitado à salas de aula de escolas e universidades.
Estamos falando sobre vida em sociedades. Entendo como doutrinação quando alguém (um professor, um político, um religioso) com influência, transmite uma ideia, teoria, ponto de vista como se este fosse uma ÚNICA verdade! Não existe apenas um modo de se viver e pensar.
Se essa "verdade" for defendida por alguém que se aproveita da sua liberdade de expressão para cometer crimes, se essa "verdade" for usada para destruir culturas e se essa "verdade" for usada para incentivar violência... Nesses casos, sim, eu acho que essa pessoa deve ser proibida e sofrer as consequências da Justiça.
A boa educação junto com a ARTE auxiliam no desenvolvimento do senso crítico, do pensamento, do auto-conhecimento das pessoas. Somente pessoas toscas, tortas e sem sensibilidade desprezam e desejam censurar livros e obras de arte.
Concordo com tudo que disse, em gênero número e grau!! Por uma sociedade com mais esclarecimento, e não certezas construídas em cima de coisas duvidosas...
ResponderExcluir