JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Democracia da Mediocridade


O medo, ressentimento e a raiva de autoritarismos como os da época da Ditadura fez com que a sociedade como um todo fosse afrouxando algumas de suas formas de autoridade. Como a corda arrebenta sempre no lado mais fraco uma das instituições que mais perdeu poder foi a Educação e seus profissionais. 

A constante emergência de políticas e formas de pensamento niveladoras, paternalistas e politicamente corretas de suposta proteção ao homem piora a situação. A ideia equivocada de que O Estado deve amparar os coitadinhos e A escola não pode reprimir os alunos cria vícios. Estes devem comandar a escola e dar as ordens. Seja na pública ou particular impera a postura capitalista de "estou pagando o seu salário!".


No final das contas, a busca por prazer imediato e entretenimento venceu e as pessoas desacreditadas da possibilidade de sucesso pessoal através do esforço próprio e merecimento se nivelam por baixo e seguem o aparentemente caminho mais fácil. As figuras mais críticas , "intelectualizadas" e os verdadeiros artistas da sociedade não são modelos de comportamento.


A euforia democrática pós-moderna, que também pode ser alienante prega a igualdade ilusória e a crença de que a ignorância de muitos vale o mesmo que a inteligência e criatividade de poucos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário