JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Watchmen de Alan Moore, Dave Gibbons e Zack Snyder


Alan Moore é um autor britânico ousado, criativo e naturalmente polêmico. Escreveu grandes obras e pelo menos três das mais importantes HQs de todos os tempos: Watchmen, V de Vingança e A Piada Mortal. 






Esta última é justamente sua grande contribuição para Batman pois a  graphic novel (termo este detestado por vários artistas dos comics) ''A Piada Mortal'' conta a origem  do Coringa. (pelo menos uma das possíveis origens). E foi Magistralmente desenhada por Brian Bolland.




Watchmen foi ilustrada por David Gibbons. E teve sua versão cinematográfica dirigida por Zack Snyder. Como qualquer adaptação de quadrinhos para o cinema ocorreram algumas mudanças que desagradaram fãs mais fervorosos.


Porém, em toda adaptação existem mudanças. Situações colocadas em hqs e livros, por exemplo, às vezes não ficam tão interessantes em outras mídias.  No geral, creio que o saldo de Watchmen foi positivo. E nada precisa ser sacralizado. E histórias em quadrinhos se encaixam nisso.

Na imagem abaixo temos ( da esquerda para direita) o Comediante, Ozymandias, Night Owl, Silk Spectre e Rorschach. Que junto com o Dr. Manhatam formam os personagens principais da apocalíptica trama que aborda uma série de questões como política, ética, sexo, crise moral e social. 

Os pontos de vista diferentes e radicais entram em conflito e questionamentos incômodos são levantados a todo momento. Espera-se que o leitor e no caso do filme, o telespectador sejam levados a pensar. 




Para deleite (de muitos?) postarei algumas das melhores divagações do personagem Rorschach e de outros personagens interessantes de Watchmen.


"Por que tão poucos de nós continuam na ativa, com saúde e equilibrados?''

"Diário de Rorschach. Sexta-feira à noite um comediante morreu em Nova Iorque. Alguém sabe por quê. Lá embaixo... alguém sabe. O ar fede a corrupção e degradação moral. Terei que me exercitar um pouco."


"Sexta-feira à noite, um comediante morreu em Nova Iorque"


"Diário de Rorschach. 12 de outubro de 1985. Tiveram uma escolha. Todos eles. Poderiam ter seguido os passos de homens bons (...) Homens decentes que acreditavam em trabalho honesto (...) Agora, o mundo inteiro esta à beira do precipício olhando pra baixo, pro inferno sangrento. Todos aqueles intelectuais e gente de fala mansa. De repente, ninguém mais tem nada a dizer."




Diário de Rorschach. 12 de outubro de 1985. Carcaça de cachorro atropelada encontrada no beco hoje de manhã. Esta cidade tem medo de mim porque conheço sua verdadeira face. As ruas são extensões das sarjetas cheias de sangue. Quando os canos dos esgotos se encherem de sangue todos os vermes morrerão afogados. A sujeira acumulada de sexo e crime envolverá prostitutas e políticos, que voltarão os olhos para cima, implorando ''salve-nos!'' E  eu, do alto, responderei "Não".





"Diário de Rorschach. 13 de outubro de 1985. A senhoria está se queixando do cheiro. Ela tem cinco crianças de cinco pais diferentes. Com certeza engana a previdência. Abaixo de mim esta cidade horrível grita como um matadouro cheio de crianças retardadas. Nova Iorque."

Dr. Manhattan era indestrutível e tinha o poder de ver o futuro. Mas ver futuro não significa entendê-lo. Sua onipotência, arrogância e inteligência matemática o impediam de compreender o presente e perceber os acontecimentos que ocorriam debaixo de seu nariz. 


"Eu estava perguntando se vale a pena toda essa luta, esse esforço sem fim que só deixa as pessoas vazias e desiludidas...quebradas. A existência da vida é um fenômeno ao qual dão demasiada importância.'' 

 "Marte leva sua existência com perfeição, sem um microorganismo sequer. Nem uma única vida. Contudo, degraus de quase trinta metros de altura formam gigantescas ondulações...um mapa tipográfico que o vento e a poeira se encarregam de modificar constantemente. Diga-me...uma torre de petróleo significaria um grande melhoramento? (...) ou um shopping center?'' 
_ Dr. Manhattan



"O que o combate ao crime significa exatamente? Significa fazer cumprir a lei quando uma mulher rouba para dar de comer aos filhos, ou significa lutar para descobrir aqueles que, legalmente, causaram a pobreza?'' Adrian Veidt (Ozzymandias)




"Somos a única proteção para a sociedade. Proteção contra eles mesmos"  
 Eddie Blake, O Comediante


Em determinada cena, O Comediante põe fim à uma manifestação popular. Muito bem filmada e editada com "I´m your Boogieman" de KC and the Sunshine Band na trilha-sonora. Inteiramente fascista o Comediante desfere os 3 primeiros golpes contra uma mulher, um homem negro e um branco. Uma interessante metáfora que representa o desprezo do personagem para com tudo e todos.

Dr. Manhattan e Comediante participaram da Guerra do Vietnã. Na trama, os Estados Unidos venceram o conflito. E Ronald Reagan não foi Presidente nos anos 1980.



 "Quando você descobre que tudo isso é uma grande piada, ser o comediante é a única coisa sensata.''


Você pode tentar encontrar Watchmen nos melhores sebos em 12 ou 6 edições em suas publicações originais. Ou nas versões "definitivas" lançadas ultimamente. Boa leitura! 

                             Who Watch the Watchmen?
...

4 comentários:

  1. Grande Alan Moore pena que sua obra, em minha visão, foi tão mal adaptada no cinema.

    Clássico dos gibis.

    ResponderExcluir
  2. Bem, depende do ponto de vista Renato. Antes eu era bastante radical com adaptações de livros e Hqs para cinema, mas agora eu entendo que são adaptações literalmente. Seria muito enfadonho para um produtor ou diretor fazer a mesma coisa que o autor original já fez pois as pessoas acabam tendo visões e ideias diferentes sobre uma mesma obra.

    Será que nós não mudaríamos alguma coisa nos filmes, livros e revistas que gostamos?

    Então aceito modificações contanto que a essência da história original permaneça. O importante é ser fiel a essência. Por outro lado, em alguns casos também é interessante a completa subversão de ideias. Acho que em certo sentido devemos ter a mente aberta.

    No caso do Alan Moore, sem dúvida é um dos maiores e mais surpreendentes escritores. E eu gostei bastante de V de Vingança e Watchmen.

    ResponderExcluir
  3. Opa. Uma postagem sobre Alan Moore. Olha, gosto de praticamente todo o seu trabalho.

    http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2013/06/lost-girls-de-alan-moore.html

    http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2012/02/resenhas-de-obras-de-alan-moore.html

    Abraços!

    ResponderExcluir