JollyRoger 80´s para as Massas

JollyRoger 80´s para as Massas

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Feliz Dia do Professor (15 de outubro)




Um professor é essencialmente um incomodado. 
E nem sempre os incomodados querem se mudar, mas sim incomodar também.

Os professores sofrem se achando incompetentes porque a maioria dos seus alunos tiram notas ruins, não aprendem nada e mostram-se alienados. Mas desde quando é tarefa dos mestres formarem um pelotão de gênios? A função do professor é encontrar agulhas no palheiro! 


A maioria das pessoas é ordinária, quando não, medíocre. Grandes realizações são feitas por poucos e a maioria simplesmente segue o fluxo. Então professores, lutem por melhores salários, condições de trabalho e respeito. Mas não achem que são incapazes e que o futuro estará povoado por pessoas inteligentes e conscientes.


É importante não enxergar os rumos da sociedade sob um olhar maniqueísta de luta do bem contra o mal. Na educação por exemplo, é notório o descaso óbvio do Governo para com o setor. Mas não se pode negar que a alienação e ignorância são ''bens'' igualmente e eficientemente democratizados e que atuam sobre todas as esferas e grupos sociais. Sejam ricos ou pobres, homens ou mulheres, professores ou alunos.



9 comentários:

  1. Ótimo sábado pra você, Roger! ;D

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  2. Adoro as coisas que escreve, são sempre críticas construtivas =)
    Às vezes dou risada enquanto leio, que na verdade, é para não chorar rsrs

    Se cuida
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Joanna. A intenção também é não deixar o bom humor de lado.

    ResponderExcluir
  4. Entendo muito bem o que se passa.
    Os meus pais são professores e olha, não é fácil não, eu sofro junto com eles.
    Cada desaforo e cada injustiça que o professor sofre nesse país, tenho inúmeras histórias para contar inclusive.

    Bom guri, eu passei para elogiar o blog! Está cada dia melhor!
    Parabéns pelo trabalho, adoro cada cantinho daqui!
    Um grande beijo e muito sucesso para você

    ;**

    ResponderExcluir
  5. Acho que com medo, ressentimento e raiva de autoritarismos como os da época da Ditadura, a sociedade como um todo foi afrouxando em algumas formas de autoridade. Como a corda arrebenta de verdade sempre no lado mais fraco uma das instituições que mais perdeu poder foi a educação e seus profissionais.

    Aliando-se ao fato de políticas e formas de pensamento niveladoras, paternalistas e politicamente corretas de suposta proteção ao homem. O Estado deve amparar os coitadinhos. A escola não pode reprimir os alunos. Estes devem comandar a escola e dar as ordens. Seja na pública ou particular a ideia é de "estou pagando o seu salário!".

    No final das contas, a busca por prazer imediato e entretenimento venceu e as pessoas desacreditadas da possibilidade de sucesso pessoal através do esforço próprio e merecimento se nivelam por baixo e seguem o aparentemente caminho mais fácil.

    ResponderExcluir
  6. Professores e demais figuras mais críticas ou intelectualizadas não são modelos de comportamento. E a euforia democrática alienante prega a igualdade ilusória e a crença de que a ignorância de muitos valem o mesmo que a inteligência e criatividade de poucos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...