JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

sábado, 28 de abril de 2012

Caracteres Hereditários


A natureza humana, para o filósofo Immanuel kant, se inclina sempre para o avanço. "Uma época não pode se aliar e conjurar para colocar a seguinte em um estado em que se torne impossível para esta ampliar seus conhecimentos, purificar-se dos erros e avançar mais no caminho do esclarecimento (Aufklärung)". 

Nossa época então pratica um crime contra as gerações futuras. Na medida em que, a educação é sucateada e a imbecilidade e mediocridade individuais são exaltadas. Deveríamos ser todos presos, mas iria faltar lugar no inferno.  Se o povo tivesse o mínimo de educação e bom senso as atitudes óbvias que devem ser tomadas no dia-a-dia não precisariam ser transformadas em leis coercitivas. Mas tem gente que só aprende com o chicote.

Acredito que caráter é uma questão interna, mas é algo que pode ser moldado também através de bons exemplos. Esses exemplos podem vir da família e de outrem. Essas seriam, a meu ver, questões externas. No entanto, certos valores estão totalmente de cabeça pra baixo fazendo com que as atitudes mínimas para se conviver sejam ignoradas. 

Na verdade, as pessoas nem sabem que as estão ignorando tendo em vista o grau de animalidade percebido. A selvageria independe da classe social. Mesmo que os atos de violência hedionda de um ser humano que se encontra em uma situação degradante sejam mais "facilmente" explicados eles não devem ser sempre passíveis de compreensão. Ou perdão. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário