JollyRoger 80´s para as Massas

JollyRoger 80´s para as Massas

domingo, 26 de junho de 2011

Top Secret - Super Confidencial


“As pessoas mudam, os cortes de cabelo mudam, as taxas de Over Night flutuam...”


Essa frase é uma de muitas tiradas absurdas do fantástico filme "TOP SECRET" do famoso trio ZAZ (os roteiristas e diretores David Zucker, Jim Abrahams, Jerry Zucker). Trata-se de uma extraordinária (palavra difícil de ser usada) comédia (gênero difícil de ser produzido) nonsense de 1984.

Se Deus ou algum tipo de Justiça sob os céus existissem ambos saberiam como Odeio sinopses, mas vamos lá: Nick Rivers (Val Kilmer) é um cantor americano (ou norte-americano. Estadunidense!) que vai até a pacata Alemanha Nazista para participar de um show. 

Só que, na verdade, o evento serve como pano de fundo para manobras sórdidas dos nazistas contra os Aliados. No processo, Rivers se apaixona por Hillary Flammond (Lucy Gutteridge), que teve seu pai (Michael Gough), um renomado cientista sequestrado pelos alemães.

Chegando na França ocupada, Nick e Hillary juntam-se à Resistência Francesa. Esta tem dentre seus membros mais brilhantes o francês otimista "Deja Vu" e um combatente negro chamado Musse de Chocolate. Mas uma surpresa do destino abala as pretensões de Nick.

O líder da Resistência é nada mais nada menos que Nigel (loiro, atlético e com visual estilo príncipe valente), o primeiro amor de Hillary que passou toda a infância e adolescência com ela em numa Ilha Deserta (paródia ao filme Lagoa Azul), até ser resgatado por revolucionários soviéticos.

Uma das cenas mais engraçadas é a do rebelde francês Déja Vu aconselhando Nicky. Após um discurso de como se deve encarar as adversidades da vida de uma maneira madura o mesmo se joga pela janela após espirrar nas mãos!



O filme abusa das referências. Obviamente se tornará mais divertido se você entendê-las. O que considero praticamente inviável para o público atual. O trio de diretores foi responsável pelas melhores comédias norte-americanas nos anos 80 e 90. Como "Apertem os cintos, o piloto sumiu" (Airplane), "Corra que a polícia vem aí" (The Naked Gun), "Top Gang" (Hot Shots!).

Uma época em que o politicamente incorreto reinava absoluto no mundo e que as adaptações de títulos de filmes no Brasil andavam de mãos dadas com a coerência.







Um detalhe curioso é que Val Kilmer e Michael Gough voltaram a trabalhar juntos no ano de 1995 em outra comédia de sucesso. Em "Batman Forever", moderninha versão  do personagem para os cinemas dirigida pelo carnavalesco Joel Schumacher, eles interpretaram Bruce Wayne/Batman e Alfred, o mordomo prodígio, respectivamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...