JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

domingo, 23 de junho de 2013

Desligue a Televisão (de novo)




Há cerca de um ano atrás eu postei uma ideia no facebook onde dissertava sobre o poder de comunicação e possibilidade de ampliação do conhecimento por meio da internet. Algumas pessoas chegaram a debochar do que escrevi, mas a maioria que leu acabou concordado. Opiniões contrárias ou não geraram um enriquecedor debate. E a troca de ideias é sempre a intenção inicial.

O breve texto chamava atenção justamente para a necessidade das pessoas buscarem novos meios de se obter informação, como por exemplo através da leitura de blogs, sites da internet ou simplesmente se interessando pelas opiniões de amigos próximos. 

Eu criticava a importância e legitimidade conferidas à qualquer coisa só por esta ter sido transmitida na televisão. Queria poder ver a cara de quem ironizou! Pois todo esse movimento de contestação das ruas das cidades do Brasil se originou por meio das pessoas se comunicando pela internet. Repito aqui o texto: 

A televisão e demais meios de comunicação exercem diversos tipos de poder sobre seus telespectadores consumidores, mas talvez o pior seja conseguir convencê-los de seu suposto estatuto de legitimidade. A falsa impressão de que "se passa na TV é bom". Não, não é necessariamente bom! Vejam menos televisão. 


Esqueçam um pouco de seus "artistas" mortos de fome preferidos. Escutem o que seus amigos estão falando. Leiam o que gênios "anônimos" estão escrevendo. Divirtam-se e cresçam com essas pessoas. As possibilidades são inúmeras e as verdades podem ser muitas, então não desperdice seu pouco tempo como um videota. Faça um revolução, desligue a televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário