JollyRoger 80´s

JollyRoger 80´s

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Kant: O Esclarecimento, Religião e o Governo


Immanuel Kant acreditava que os homens se desprendem por si mesmos e de maneira progressiva de seu estado de selvageria quando não há a intenção de conservá-los nesse estado. O dito filósofo deu preferência em acentuar em matéria religiosa o ponto principal do esclarecimento, pelo fato de que nas artes e nas ciências os senhores não tem interesse em manter a tutela sobre seus súditos. 

E também a menoridade em relação à religião seria a mais prejudicial e desonrosa. Acrescente-se a isso o fato de que, somente um esclarecido, que não tem medo de sombras e detém um grande e organizado exército pode dizer o que não é lícito a um Estado livre ousar.  Uma questão que faço questão de ressaltar no pensamento de kant é o seguinte: Se a natureza possibilitou ao homem o desenvolvimento de seu pensamento livre, este atua sobre o modo de sentir do povo. 

O povo age cada vez mais de acordo com sua liberdade. E também termina por atuar sobre os próprios governos, sobre seus princípios. Estes, de maneira conveniente a seus interesses, acabam por tratar o homem (agora mais do simples máquina) de acordo com sua dignidade.



"O povo não deveria temer o governo. O Governo é que deveria temer o seu povo"


Nenhum comentário:

Postar um comentário